recordações que guardo caminhando por ai...

23 de maio de 2011

Dar frutos

"Porque dar frutos é um sinal de que a eternidade não está somente no seu coração e mente, mas floresceu e está nas suas mãos"

É impressionante como conhecemos lugares completamente diferentes ao longo da nossa vida. Enquanto em um grupo o conservadorismo é o mais confiável, em outro não existe sentindo sem mudança. Também é visível que muitos dos que querem conservar estão sedentos por mudança, mas o medo os impede e pede respeito. Mas também alguns dos que querem as mudanças, as fazem pois não conseguem se manter no caminho certo, pois normalmente ele é o mais estreito, como uma corda bamba.

Com Deus as coisas são um tanto quanto misteriosas. Ao mesmo tempo que Ele é um Deus que pede que guardemos seus mandamentos, que andemos no caminho estreito e que persigamos o alvo que é Cristo, Ele quer também que não nos prendamos a nada sem ser Ele. Deus é um Deus que mantém o seu poder por toda a eternidade e que segue sua própria lei, mas... eu nunca vi algo que não muda quando esse Deus está presente.

É sobre esse último ponto que quero falar. A MPC (Mocidade para Cristo), tem levantado um slogan que me fez pensar bastante: tudo muda quando você muda. Porque tantos lugares que se dizem canal de mudança, não mudam?

Tenho visto igrejas que não crescem há anos. Crescem em burocracia, administração, como instituição religiosa, empresa, mas não como Corpo de Cristo, não como canal de mudança que realmente faz mudança.
Vi um DVD muito interessante que falava sobre avivamentos recentes em vários países. É impressionante: 4 ou 5 pessoas resolvem orar. Não orar antes de dormir para fechar o dia, mas orar mesmo! Pagar o preço, pedir perdão com sinceridade, e também expressar isso em ações concretas: serviço, humildade, mansidão, empenho. Essas 5 pessoas viraram 10, as 10 viraram 50, as 50 viraram 100, as 100, 1000,.... Quando eles perceberam o bairro inteiro estava quebrantado, sem entender o que estava acontecendo. Os cultos lotavam, e por mais demorados que pudessem parecer, as horas pareciam não passar. As pessoas não cansavam de adorar e adorar. Os infermos eram curados, as crianças recebiam o Espírito Santo. Isso foi se espalhando, espalhando,... As pessoas iam pro trabalho louvando a Deus. As famílias foram sendo curadas. Até as colheitas começaram a ser melhores, o que antes era invértil começou a dar frutos. As autoridades do país ao verem isso se admiraram! Logo elas se entregaram a esse Deus poderoso. Os ginásios de futebol ficavam lotados com cultos públicos de adoração a Jesus Cristo. Tudo mudou: o país cresceu, a violência diminuiu, o comércio aumentou pois as pessoas trabalhavam não pra elas mesmas, mas pra Deus. As famílias foram sendo gradativamente transformadas. Tudo mudou porque 4 pessoas mudaram e se permitiram ser canal de bênção e dar fruto.

É impossível permanecer o mesmo quando Deus é o Senhor da sua vida. Em alguns lugares vejo a mesmice tomar conta. Tudo é igual, e quando muda é algo físico, para deixar o aparente mais pomposo, mas não deixam as almas mais pomposas pra Jesus. O Espírito Santo está apagado, a luz embaixo da mesa, as bocas costuradas, a sabedoria virou loucura, o que deveria doer ao ver, virou normal: rotina. Assim é mais fácil. Mudar é muito difícil, requer esforço, joelho no chão, deixar de ser empresa e ser família de Deus. Abrir mão se si mesmo e dos seus cargos e orgulhos: virar um simples servo. "E servos servem. Servos não escolhem o que querem fazer, a área que querem trabalhar. Eles simplesmente servem, aonde seu senhor mandar." (Nane, MPC)

Dar fruto é consequência de uma vida com Deus que é aparente, e não secreta. Tenho visto isso na Mocidade para Cristo. Não querendo exaltar uma instituição, mas a MPC tem se mostrado mais que instituição: tem se mostrado uma família, tem exemplificado a Igreja de Cristo de forma linda. Apesar da organização e estrutura, nunca vi um povo servir tanto: haja chuva ou haja Sol, lá estão eles, promovendo mudança. Mesmo que não tenham tanto tempo livre, eles fazem tudo com excelência. Lá eu vejo frutos de 5 em 5 minutos: vejo jovens chorando, confessando que Jesus Cristo é o Senhor. Vejo escolas sendo impactados de manhã, tarde e noite por uma palavra sobre o Princípio do Amor. Em consequência, vejo famílias restauradas, Deus provendo financeiramente, emoções curadas, honra sobre honra. Quem trabalha nunca fica sem recompensa, principalmente da parte de um Deus que é um Pai tão amoroso. E essa é a principal recompensa: entender que o amor de Deus que nos transforma, também transforma outros ao seu redor. Isso muda tudo.

Não quero acabar esse texto com aquelas frases típicas: é tempo de mudança, você precisa tomar vergonha na cara. Afinal, isso todo mundo sabe. O que precisamos entender é de onde a mudança surge. Deixe-se ser trabalhado por Deus, abra mão de alguns paradigmas e curta o que Deus pode fazer através de você para a glória Dele.

Nenhum comentário:

Postar um comentário